Conheça um pouco da minha história com Excel e saiba porque criei este site e compartilho meus conhecimentos na internet.
Primeiro contato com o Excel (2002)
Em 2002, iniciei os estudos do 2º grau técnico e era necessário escolher um curso e optei por informática. Neste momento, tive meu primeiro contato com o Excel.
Estudei outros softwares, como o Word, PowerPoint, Access (inclusive dei aulas destes programas também), mas o Excel sempre foi o que mais gostei.
Na escola, as aulas aconteciam uma vez por semana, então senti a necessidade de me aprofundar mais no assunto. Fui procurar um curso de informática e me matriculei na SOS Computadores.
Aprendi Excel com grandes mestres: Basílio, Marcos, Denecir, Felipe Silva, entre outros. E após 2 anos de curso, surgiu uma oportunidade de estágio.
Fiz provas e passei. Em 2004, eu era estagiário na SOS Computadores de Duque de Caxias.
Estágio na SOS Computadores (2004)
Foi uma experiência muito boa. pude acompanhar de perto o trabalho dos instrutores. O estágio era às sextas-feiras (novamente o contato com o Excel uma vez por semana), de 15:00 às 22:00.
Nesta época, estava terminando os estudos e arrumei um emprego em um mercadinho perto de casa. Trabalhava de domingo a domingo, com folga às sextas por causa do estágio.
A vida era corrida, mas sempre arrumava um tempo de estudar o que eu mais gostava: Excel.
Após 1 ano mais ou menos como estagiário, veio o primeiro desafio: substituir uma professora que tinha faltado, por problemas de saúde. E quis o destino que a aula fosse de Excel.
Me tornando um instrutor (2005)
Confesso que fiquei nervoso no momento, mas após alguns minutos as coisas fluíram normalmente.
A partir deste momento, tive certeza do meu papel neste mundo: ajudar as pessoas com meu conhecimento.
Deste momento em diante, dei muitas aulas. Trabalhei com outros softwares, como citei anteriormente, mas o Excel sempre esteve em primeiro lugar.
Fiquei dando aula na SOS Computadores até 2010. Durante este período fiz grandes amizades, que tenho contato até hoje, e no início de 2010, pintou um novo desafio: dar aulas na Microcamp.
Nesta época também comecei uma faculdade de Sistemas de Informação. Não tinha Excel, mas no momento era o que eu queria.
Escolhendo um caminho (2011)
Em 2011 eu dava aula na Focus Tecnologia, na Barra da Tijuca e na NSI Training, no Centro do RJ.
Tive que fazer uma escolha: dar aulas em dois cursos ou sair de um e continuar os estudos. Não me formei em Sistemas de Informação, ou seja, continuei trabalhando em dois lugares.
Esta decisão não foi fácil. Queria trabalhar demais, levar o meu conhecimento para mais pessoas, só que tive que abrir mão da faculdade.
O tempo foi passando e em um determinado momento fiquei dando aula só na Focus Tecnologia (que era meu emprego principal). O trabalho na NSI Training era de freelance.
Depois pensei em voltar para a faculdade, mas como dizem, quando tranca é difícil voltar. Percebi isso.
Fiquei dando aula na Focus até 2017. Foi quando resolvi arriscar.
Uma viagem que mudou tudo (2014)
Se você chegou até aqui, percebeu que dei aula durante mais de 10 anos. Meu objetivo sempre foi ensinar.
Em novembro de 2014, fiz uma viagem, sozinho. Foi uma daquelas viagens de reflexão sobre a vida.
Ao voltar da viagem, com várias ideias em mente, fiquei mais um ano dando aulas e decidi que queria levar meu conhecimento para mais pessoas. Decidi ir para a internet.
No início de 2016, criei um canal no Youtube. Neste link , você pode ver minha primeira aula de Excel online, com a data de 06/01/2016. No mesmo período, criei este site, o adrianopataro.com.br
Comentários como este do Ari, me fizeram acreditar ainda mais que eu estava no caminho certo.
Esta ida para internet foi muito boa. Pude atingir pessoas do mundo inteiro com minhas aulas. Pessoas da Angola, de Portugal, E.U.A, e é claro, do Brasil. Veja este comentário do Frank:
De que outra maneira eu conseguiria compartilhar meus conhecimentos de uma forma tão abrangente?
Acredito que este seja o verdadeiro poder da Internet. Você se comunicar, compartilhar conteúdos, ajudar, ser ajudado… Sem barreiras, sem limites geográficos.
Saindo da zona de conforto (2017)
No início de 2017, resolvi sair do trabalho e arriscar trabalhar por conta própria, usando toda esta experiência de mais de 10 anos dando aulas para atingir o maior número de pessoas possível.
Hoje, a internet é meu principal canal de trabalho. Por aqui tenho contato com empresas, dou treinamento para estas empresas e grupos de alunos também.
E o mais importante, o que era meu objetivo lá em 2014: consigo levar minha mensagem, meu conhecimento, para muito mais pessoas, com meus cursos online.
Bom é isso, procurei resumir minha história aqui neste post. Lembre-se: não pare de estudar nunca.
E se quiser aprender Excel, fala comigo!