• Nenhum produto no carrinho.

  • LOGIN

Conheça as Diferenças e Saiba como Identificar sua Versão do Excel

Uma dúvida recorrente dos alunos em meus treinamentos é identificar a versão do Excel. Saber se a versão que estão usando no curso é a mesma que possuem em casa ou no trabalho.

É importante que você saiba qual Excel está usando, pois a cada nova versão lançada, são introduzidas novas ferramentas e pode ser que você procure um determinado recurso e este não esteja disponível.

Um pouco de História

O Microsoft Office Excel ou simplesmente Excel é um software que permite criar tabelas, gráficos, calcular e analisar dados, etc. É possível criar com o Excel tabelas que calculam automaticamente os totais de valores numéricos inseridos, imprimir tabelas em layouts organizados e criar gráficos.

Este tipo de software é chamado de software de planilha eletrônica.

O Excel foi desenvolvido pela Microsoft, em uma tentativa de superar o sucesso obtido pelo Lotus 1-2-3.

Em 1982, a Microsoft comercializava um programa de planilha eletrônica chamado Multiplan, o qual perdia em popularidade para o Lotus 1-2-3, principalmente em sistemas MS-DOS. Isso levou ao desenvolvimento de um novo programa chamado Excel.

Versão do Excel

Versão do Excel

O Excel revolucionou as planilhas eletrônicas, e avançou muito mais rápido que a concorrência. O programa ofereceu muitas alterações na interface do usuário, como modificação de fonte, cor, tamanho, etc.

Desde 1993, o Excel tem incluído o Visual Basic for Application (VBA), uma linguagem de programação baseada no Visual Basic que adiciona capacidade de automatizar tarefas.

A Microsoft tornou regular o lançamento de novas versões, aproximadamente a cada dois anos. A versão atual para a plataforma Windows e também para Mac OS X é o Excel 2016.

Identificando sua Versão

Para ajudá-lo a identificar a versão do Excel, vou mostrar a tela das versões (as mais recentes para as mais antigas) e uma particularidade de cada uma para que você as identifique mais facilmente.

Versão do Excel 2016

Versão do Excel

É a versão mais nova do software, que foi lançada em 22/09/2015. Observe dois elementos em destaque na figura, que fazem parte das novidades da versão. O nome da planilha agora vem completo: Planilha1 e não Plan1 e na parte superior uma caixa de pesquisa O que você deseja fazer… onde é possível pesquisar por algum recurso, dentro do programa ou na web.

Versão do Excel 2013

Versão do Excel

Para identificá-lo facilmente, basta ver os nomes das guias que estão em letra maiúscula (PÁGINA INICIAL, INSERIR, LAYOUT DA PÁGINA etc.), é a única versão em que os nomes das guias parecem em letras maiúsculas.

Versão do Excel 2010

Versao do Excel

Esta versão é parecida com a versão 2016, porém não tem o comando O que você deseja fazer… e também não tem as opções de usuário e compartilhamento no canto superior direito.

Versão do Excel 2007

Versão do Excel

O Excel 2007 não possui a guia Arquivo, é o botão Office que faz esta função. Você só verá o botão Office nesta versão.

Outro ponto importante é que a partir da versão 2007 que foi implementada a Faixa de Opções, que é uma maneira de organizar comandos relacionados para que seja mais fácil de localizar.

Antes da Faixa de Opções os comandos eram armazenados dentro de menus e barras de ferramentas, como veremos a seguir.

Versão do Excel 2003

Versão do Excel

Última versão a usar os menus (Arquivo, Editar, Exibir…) e barras de ferramentas (ícones abaixo dos menus).

Versão do Excel XP

Versão do Excel

Muito parecida com a versão 2003, sendo que uma das diferenças é de vir por padrão, com o Painel de Tarefas do lado direito da tela.

Essas são as telas das versões miais recentes. A título de curiosidade, a imagem a seguir exibe as telas das versões 2.0, 3.0, 4.0 e 5.0.

Versão do Excel

Eu não cheguei a usar estas versões, mas deu para perceber só pelo layout que o programa evoluiu bastante.

Observação

Mostrei uma forma de identificar a versão pelo layout, mas você pode ter certeza da versão, usando a opção ajuda, informações ou conta, que conterá dados mais detalhados do programa.

Veja na Figura a seguir, a janela que aparece ao clicar na guia Arquivo → Conta → Sobre o Excel.

Versão do Excel

Outro detalhe é que, a partir da versão 2013, quando você inicia o Excel, não é exibida diretamente a planilha, mas sim uma tela inicial para que você escolha se quer usar uma Planilha em branco, um modelo ou abrir uma pasta de trabalho recente, como mostrado na figura a seguir:

Versão do Excel

E aí, conseguiu identificar sua versão do Excel? Participe nos comentários.

Se este conteúdo foi relevante para você, convide seus amigos para que eles também fiquem sabendo deste material.

Um abraço e até a próxima.

Curso Excel Fundamental – do Básico ao Intermediário

Faça o curso online e aprenda o programa de Planilha Eletrônica mais usado no mundo. O curso apresentará as principais ferramentas do Excel para elaboração de planilhas, com conteúdo que abordará do básico ao intermediário.

12 de outubro de 2017

0 responses on "Conheça as Diferenças e Saiba como Identificar sua Versão do Excel"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *