• Nenhum produto no carrinho.

  • LOGIN

Função PROCV – Aprenda a usar uma das Funções mais Importantes do Excel

Função PROCV

A Função PROCV é uma função que pertence à categoria pesquisa e referência. Seu objetivo é fazer uma procura na primeira coluna de uma matriz (base de dados) e retornar o valor na mesma linha de uma coluna especificada por você.

O PROC significa Procura e o V, Vertical.

Considerada uma das funções mais importantes do Excel, a Função PROCV pode ser usada em diversas situações, tais como: pesquisa de valores, comparação de listas, relatórios com critérios etc.

Entender como funciona a função, seus argumentos e onde utilizá-la é fundamental para o desenvolvimento de suas planilhas.

Devido sua importância, dediquei um artigo inteiro para falar sobre e PROCV. Mas saiba que o Excel possui outras funções tão importantes quanto. É o caso do SOMASE, DESLOC, INDIRETO, entre outras.

Sintaxe e Argumentos da Função

A sintaxe da Função PROCV possui quatro argumentos que e estão organizados da seguinte forma:

PROCV(Valor_procurado;Matriz_tabela;Núm_índice_coluna;Procurar_intervalo)

Argumentos são elementos que serão usados nos cálculos e ficam dentro do parêntese de uma função. Dependendo da função você pode ter mais ou menos argumentos e eles podem ser obrigatórios ou não obrigatórios.

Observe a seguir a definição de cada argumento:

  • Valor_procurado – é o valor que você pesquisa na base de dados. Por exemplo, o código 165 ou o produto café são exemplos de valores procurados;
  • Matriz_tabela – é o local onde o valor deve ser procurado.  O local pode ser um intervalo na mesma planilha, em outra planilha ou outro arquivo. O intervalo de matriz_tabela deve conter o valor procurado e valor do resultado;
  • Núm_índice_coluna – é o número da coluna que está o resultado da procura. Este número é contado a partir da coluna de pesquisa;
  • Procurar_intervalo – um valor (0 ou 1) que define se a pesquisa será exata ou aproximada. Ao procurar um texto, como por exemplo, produto A, ou o código 064, referente ao produto, usamos zero ou falso para uma pesquisa exata. Já se o valor procurado for um intervalo de valores, como notas de um aluno ou faixa salarial de funcionários, use 1, verdadeiro ou deixe o argumento vazio.

Onde usar

A PROCV pode ser usada em diversos tipos de planilhas. Quando você precisar procurar um valor em uma base de dados e deseja que o valor retornado seja o resultado de uma coluna à direita do valor de procura, a PROCV deve ser usada.

Para melhor entendimento, segue um exemplo da utilização da função.

Estudo de caso: calculando o IMC com a PROCV

Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida do grau de obesidade uma pessoa. Através do cálculo de IMC é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura.

Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser comparado aos valores da tabela IMC para saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.

Por exemplo, se você pesa 80 Kg e mede 1,72, você deve utilizar a seguinte fórmula para calcular o IMC: 80/1,72^2.

Considere a figura 1, onde é exibida uma planilha com dados coletados de algumas pessoas e uma tabela do IMC. Clique aqui para baixar a planilha e acompanhar o conteúdo.

Função PROCV

O objetivo é criar uma fórmula que calcule o IMC e em seguida usar a PROCV para definir o resultado de cada pessoa.

Para calcular o IMC, digite a seguinte fórmula na célula F4: =E4/D4^2 e pressione a tecla Enter. O acento circunflexo (^) indica operação de potência. Estamos elevando a altura ao quadrado.

Clique na célula F4 e copie a fórmula para as outras células através da alça de preenchimento. Observe o resultado na figura 2:

Função PROCV

Agora vamos calcular o resultado de acordo com tabela do IMC usando a PROCV. Acompanhe o passo a passo a seguir:

01) Clique na célula G4.

02) Clique na guia Fórmulas → grupo Biblioteca de Funções → Pesquisa e Referência → PROCV.

Função PROCV

Será exibida a caixa de diálogo argumentos da função. Use a caixa como se ela estivesse lhe fazendo perguntas.

  • Qual o valor procurado? Insira o valor que você procura no argumento Valor_procurado.
  • Onde devo procurar o valor? Insira o intervalo em Matriz_tabela onde o valor deve ser procurado.
  • Qual a coluna que quero de resultado? Conte as colunas do intervalo selecionado e digite o número da coluna desejada no argumento Núm_índice_coluna.
  • Procura exata ou aproximada? Defina se sua procura é exata ou aproximada, digitando o valor no argumento Procurar_intervalo.

04) Observe na figura 4, como ficou a configuração da função:

Função PROCV

  • Valor_procurado= O resultado da fórmula do IMC (célula F4);
  • Matriz_tabela= Tabela do IMC ($I$4:$K$9). O intervalo deve ser fixado com o $;
  • Núm_índice_coluna= 3 (coluna classificação, terceira coluna da matriz_tabela);
  • Procurar_intervalo= 1 (valor aproximado, pois a tabela possui intervalo de valores).

05) Clique em OK na caixa Argumentos da Função.

06) Copie a fórmula para baixo através da alça de preenchimento.

Veja que o resultado do Carlos, primeiro nome da lista é Obesidade grau II. IMC dele é 38,8 e está entre 35 e 39,9 na tabela. Já a Andréia tem IMC 25,6 e se encaixou no intervalo 35 a 39,9, resultando em Sobrepeso. E assim para os demais.

O resultado final pode ser visto na figura 5:

Função PROCV

Em relação à caixa de argumentos da função, se você não tem costume de usar ou não conhece, fique tranquilo que isso vem com prática.

Recomendo que você use a caixa de argumentos de função, pois ele lhe fornece uma visualização melhor dos argumentos e facilita a criação de fórmulas, principalmente com funções na aninhadas.

Observações

A coluna do valor procurado, também conhecida como coluna chave, deve estar obrigatoriamente na primeira coluna da matriz_tabela.

Cuidado com as referências de células. Se for copiar a fórmula, verifique a necessidade de fixá-las com o $.

O argumento Procurar_intervalo neste exemplo foi 1, que significa que o valor procurado será aproximado, e não exato. Para procurar de valores exatos, use o 0 (zero).

Assim como em todas as funções de pesquisa e referencia, a Função PROCV retorna somente um valor. Caso o valor procurado se repita na base dados, será retornado o primeiro valor encontrado.

Já conhecia a PROCV? Deixe sua opinião nos comentários.

Se este conteúdo foi relevante para você, convide seus amigos para que eles também fiquem sabendo deste material.

Um abraço e até a próxima.

Material de Apoio

Planilha usada no exemplo do artigo

Referências

Livro: Excel 2013 – Técnicas Avançadas

 

27 de outubro de 2017

0 responses on "Função PROCV - Aprenda a usar uma das Funções mais Importantes do Excel"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *